Aulas particulares personalizadas levando em consideração quais os interesses do aluno, inclusive o estilo musical. Aulas para alunos iniciantes, intermediários e avançados. Além destas, o maestro Alessandro oferece qualquer aula teórica musical. As aulas podem ser ministradas em domicílio ou local próprio no Itaim Bibi.

O maestro Alessandro Manso é formado em composição e regência pela Unesp e já leciona há mais de 20 anos. Possui ampla formação como músico, tendo estudado com alguns dos melhores professores (Marcelo Munari, Mozart Mello, Celso Deneri, Paulinho Paraná) e escolas do país (Universidade Livre de Música “U.L.M.” e Escola Municipal de Música).

Aulas com responsabilidade, conteúdo e diversão.

 

AULAS

Aulas de violão, guitarra e baixo

Violão, guitarra e baixo elétrico são os instrumentos que carrego mais tempo de estudo.  Mais de 20 anos lecionando me deu uma experiência muito maior do que apenas os cursos que eu fiz. Já tive alunos de todos estilos musicais e isso me deu um repertório muito grande, e que está sempre se expandindo.

No curso comigo o aluno aprende o estilo de música de sua escolha, e as músicas que ele quiser. Isso faz o aprendizado ser muito mais estimulante. E muitas pessoas acham que aprender é difícil. Com a didática certa na verdade é o contrário, aprender se torna fácil, e os resultados são bem rápidos.

Aulas

Aulas de piano e teclado

Eu já ouvi várias vezes pessoas falando que aprender piano ou teclado deve ser difícil. E eu sempre digo que não é. Como professor devo identificar os avanços do aluno e com isso sempre ensinar músicas que se adequem a ele naquele momento.

Em forma de tópicos vou tentar explicar as principais dúvidas de quem nunca estudou música.

-Não é preciso aprender partitura. Embora eu incentive os alunos alguns não querem aprender de forma alguma. Para esses casos usamos outras formas de notação, mas ele tocará as músicas da mesma forma que uma pessoa que lê partitura.

-Não vou ensinar só música clássica. Na verdade eu acredito que os alunos devam aprender músicas que eles gostem, então tenho alunos que tocam sim música clássica, mas também que tocam músicas pop de sucesso, e por aí vai.

-Nunca é muito cedo nem muito tarde pra começar. Tenho alunos crianças até alunos com mais de 80 anos, e todos tocam.

-Você não precisa estudar muito. Na verdade tenho alunos que tocam apenas na aula, porque são muito atarefados. Se você quer aprender apenas por prazer não se preocupe, você vai aprender no seu ritmo e vai se divertir. Agora, o outro caso é se você quer ser um concertista, então você viverá para isso.

Resumindo, para você aprender é só começar. Meus alunos de piano e teclado nunca desistiram de ter aula, e toda aula aprendem algo novo, uma música nova, um trecho novo…

Produção de Música Eletrônica

Aulas de produção de música eletrônica na plataforma Ableton Live

Como professor de música venho há mais de 20 anos lecionando piano, teclado, violão, guitarra, baixo, e nos mais diversos estilos musicais. Tocar um instrumento é uma atividade muito interessante e prazerosa, mas raramente tive alunos que quisessem estudar “música”. “Música” seria a ciência por trás de tudo, e não apenas tocar um instrumento. Com o avanço da tecnologia hoje podemos ter no nosso computador todos instrumentos musicais possíveis, desde um sintetizador de música eletrônica até uma orquestra completa.

            Com esse curso inovador e pioneiro construído com meu conhecimento musical de maestro, e domínio  dos softwares,  os alunos são obrigados a entender e trabalhar todos elementos da música para realizá-la , que depois de pronta ele poderá ouvir no seu celular ou colocá-la na internet para as pessoas ouvirem. E a cada dia fico mais surpreso com meus alunos, que de uma forma divertida estão entendendo música e fazendo música!

            E o porquê deles gostarem tanto disso posso resumir em três palavras: Criatividade, conhecimento e resultado.        Antigamente aprendíamos um instrumento porque só assim conseguíamos fazer música. Cada amigo aprendia um instrumento e se juntavam para isso acontecer; e para ouvir era preciso gravar. Agora uma pessoa com conhecimento e criatividade faz tudo  no seu computador e o mundo inteiro pode ouvi-la.

            Claro que acho sempre importante aprender um instrumento musical, pois ele não deixa de ser a interface entre o ser humano e o computador, por isso no mínimo o teclado musical é utilizado nas aulas.

            Resumindo, nunca foi tão fácil aprender música de uma forma tão divertida e com resultados tão rápidos e animadores. Para explicar melhor o curso que chamo de produção de música eletrônica, divido o que seria música em uma categoria, e eletrônica em outra:

Conhecimento e criatividade

Música :        Harmonia – Entender a construção de acordes e a relação entre eles

                        Melodia – Criar melodias, com noção de escalas

                        Ritmo – Entender os intrumentos de percussão e como utilizá-los

                        Forma musical – Saber fazer a estrutura de uma música

                        Arranjo – Escolha dos instrumentos certos

                        Contraponto – Como organizar os sons que ocorrem simultâneamente

                            Percepção musical – Prática de identificar notas musicas de ouvido

                        Audição crítica – Ouvir uma música e identificar os elementos nela usados

Eletrônica:   Softwares – Saber manipular o software      

                        Efeitos  – Entender e como usar os diversos tipos de efeitos

                        Mixagem – Como ajustar o volume entre todos instrumentos

Currículo

Um breve currículo:

-Formado em Composição e Regência pela Unesp

-Cursou violão erudito na Escola Municipal de Música

-Cursou guitarra na Universidade Livre de Música

-Possui formação em musicografia braile, sendo apto para ensinar deficientes visuais

-Curso de especialização no Ableton Live

Hoje em dia:

Como professor particular já são mais de 20 anos de prática. 

Trabalha também com composição, arranjos e produção musical.

Faz parte do grupo musical Huaska há 13 anos, além de outros projetos musicais.

Contato

As aulas podem ser ministradas em domicílio ou local próprio no Itaim Bibi.

Agendamento de aulas e mais informações tratar com Cibele: 97170-7380

maestroalessandromanso@gmail.com